terça-feira, 13 de novembro de 2007

Descrição dos diferentes sistemas de ficheiros para CD e DVD

Sistemas de ficheiros são as formas de estrutura de dados nos discos de armazenamento. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los. Há vários tipos de sistemas de ficheiros para CD e DVD. Seguidamente apresentamos uma pequena descrição sobre cada um deles:

- O ISO 9660 (CDFS (Compact Disk File System)) é um padrão internacional que especifica como os dados são fisicamente gravados no CD por sector, em árvore de directórios (até oito níveis de directórios), ou seja, estabelece um conjunto de especificações relacionadas com a estrutura lógica dos dados num CD. Os CD–ROM's são criados de acordo com as especificações ISO 9660 e podem ser lidos em vários sistemas operacionais, como Macintosh, DOS, Windows 3.x, Windows 98/ NT/2000/XP e Linux. Este sistema de ficheiros progrediu em 3 níveis:
- Nível 1, utiliza 8 caracteres para o nome dos ficheiros e directórios, e 3 caracteres para a alargamento dos ficheiros. Os caracteres permitidos vão de A-Z, de 0 a 9 e o underscore (_). Estes têm de ser gravados num conjunto contínuo de bytes, e a estrutura dos directórios apenas se pode desenvolver ao longo de 8 níveis.
- Nível 2, utiliza no máximo 31 caracteres para nomear os ficheiros e directórios. Estes também têm de ser gravados num conjunto contínuo de bytes. Podem ser lidos pelos DOS, pelo Windows 3.1 e por todas as versões deste superiores à 95. Então, seguindo esta sequência, a leitura dos nomes mais extensos pode apresentar alguns problemas.
- Nível 3, neste nível não há qualquer restrição nos nomes dos ficheiros e dos directórios.
O ISO 9660 não especifica a ordem dos sectores de arquivos e directórios. Somente requer que este de cada arquivo esteja na localização especificada pelo seu registo de directório, e que os sectores de directórios e dos arquivos sejam consecutivos.

-A extensão Joliet é um padrão desenvolvido pela Microsoft para o Windows 95 que permite que CD's sejam gravados usando nomes de arquivo longos. Esta foi desenvolvida para ultrapassar as dificuldades do ISO 9660(CDFS). O padrão Joliet permite usar nomes de arquivos que possuam até 64 caracteres de comprimento, incluindo espaços, e também permite usar caracteres Unicode para um melhor suporte internacional. O padrão Joliet grava o nome de arquivo padrão DOS associado (8 + 3 caracteres) para cada arquivo de modo a que o CD possa ser lido em sistemas DOS ou em versões anteriores do Windows.

-A extensão Rock Ridge é uma extensão que permite nomes longos para o ISO 9660, que permite suportar com especificidade de sistemas operativos diferentes do MS Windows. Este é um sistema de suporte para directórios ou pastas e o nome dos ficheiros tem um máximo de 31 caracteres. É usada no Linux.

-A extensão El Torito é uma pormenorização para a produção de um CD de arranque de um computador. Então, não é necessário a utilização de uma disquete ou de um disco rígido se a BIOS do sistema estiver configurada a abrir o sistema operativo através do CD. Para esta característica funcionar, a BIOS precisa suportar o boot.

-ISO 13346 (European Computer Manufactures Association/ Standart Number-167)- é uma norma internacional fundada a 1995, sofrendo várias revisões até à actualidade. Descreve o volume e a organização de ficheiros de armazenamento que empregam num funcionamento não sequencial para a transferência de informação.

-UDF (Universal Disk Format)- é um padrão desenvolvido pela Optical Storage Technology Association (OSTA). O sistema de arquivos foi inicialmente suportado pela Microsoft no Windows 98. A UDF permite a troca de informação entre sistemas operativos e entre suportes de armazenamento de informação. Este padrão é particularmente útil na gravação de arquivos grades (superiores a 1 GB). O sistema de arquivos UDF permite uma maior flexibilidade em comparação com os sistemas Joliet ou ISO 9660, já que suporta um número de funções avançadas , como nomes de ficheiros longos, árvores de directórios longas , ficheiros pequenos, ficheiros grandes e acesso a listas de controlo.

-Mount-Rainier (Packet Writing Format) – é um formato que permite, de forma simples e rápida, gravar, regravar e criar backups de dados para CD’s. Também permite a inclusão de dados de um modo real através de arraste e a formatação on-the-fly na criação de CD’s, diminuindo a duração da formatação de CD’s.

Baseado em: FONSECA, Dalila & PACHECO, Deolionda & MARQUES, Fernando & SOARES, Ricardo (2006). Aplicações Informáticas A - Curso Tecnológico de Informática 11ºAno, Porto Editora, "Conceitos Básicos de Multimédia"/página 71 e 72 .

Sem comentários: